Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

INCHAÇO: SAIBA QUAIS PODEM SER AS CAUSAS

21-02-2016

Causas do inchaço e o que fazer para acabar com este incômodo


Inchaço: saiba quais podem ser as causas

Sentir-se inchado pode ser resultado de diversos problemas, mas um dos mais comuns é a retenção de líquido, que pode ser entendida como um acúmulo excessivo de água entre as células. Segundo Ana Priscila Soggia, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, esta retenção de líquido pode ser agravada no calor, já que é principalmente nesta condição que ocorre uma vasodilatação.


"Muitas são as causas de retenção hídrica, como problemas hormonais relacionados à tireoide, problemas em órgãos como rim e coração, problemas relacionados ao tipo de alimentação...", explica a endocrinologista. E ainda completa "outra causa muito frequente é a retenção hídrica que acontece durante a fase pré-menstrual."


A manifestação do inchaço nas pessoas pode ocorrer de diversas formas, sendo no corpo inteiro, ou apenas em algumas partes dele. "É perceptível uma alteração, um edema, que começa nos pés e vai subindo", diz Renato Zilli, endocrinologista do Hospital e Maternidade São Luiz. No aspecto visual ele se dá como edema nos membros inferiores, sensação de dor, de cansaço, nas pernas, e ainda em casos mais graves, segundo Ana Priscila, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, pode haver uma alteração no aspecto da pele, na qual o inchaço é perceptível. "Ao pressionar estes locais percebemos que a pele não volta ao normal devido ao excesso de líquido", afirma Ana Priscila.


Diagnóstico 
Para diagnosticar a retenção de líquido o médico vai realizar alguns exames hormonais, cardiológicos, nas veias se a retenção estiver nas pernas, mas se estes exames derem negativo, o especialista vai avaliar em que momento o inchaço está ocorrendo, pois pode estar relacionado a uma dieta com muito sódio, ou ao período menstrual.


Por consequência da fase menstrual das mulheres, o mal da retenção hídrica, segundo a endocrinologista, tende a afetar mais as mulheres do que os homens, por causa da variação hormonal. No entanto, a retenção tem como principais impactados pessoas de 25 a 30 anos, "além dos fatores relacionados a alterações hormonais, soma-se a incompetência vascular, que pode agravar o quadro", explica a médica.


Tratamento 
O tratamento desta retenção de líquido depende da causa, "as hormonais, cardiológicas ou renais serão avaliadas pelos especialistas, já as causas relacionadas à alimentação e menstruação têm como base uma proposta alimentar com diminuição do sódio", explica Ana Priscila. E ainda, dependendo da gravidade do quadro o tratamento pode ser diferente, em casos mais leves podem ser usados remédios fitoterápicos, e em outros problemas são prescritos até mesmo diuréticos. Já para acabar com o inchaço Zilli recomenda de imediato diminuir o sal da alimentação, "quanto mais sal, mais líquido."


O endocrinologista Renato Zilli aponta ainda outras maneiras para que o inchaço seja evitado, como por exemplo, cortar certos alimentos que propiciam retenção de líquido, são eles além do sal: os alimentos em conserva e os refrigerantes. E ainda para evitar este incômodo a endocrinologista Ana Priscila sugere a prática de exercícios que fortaleçam o bombeamento do sangue, uma alimentação saudável e que as pessoas mantenham a linha evitando o ganho de peso.


Veja outros alimentos que são verdadeiros vilões e práticas que ajudam a aliviar o inchaço

Sal

O sal é a principal causa da retenção de líquido

 

Remédios

Alguns remédios facilitam os edemas em membros inferiores, como por exemplo, os anticoncepcionais

 

Alimentos em conserva

Alimentos em conserva contam com uma grande quantidade de sódio

 

Refrigerantes

Também contam com uma grande quantidade de sódio em sua composição

 

Pés para cima

O inchaço começa pelos pés, colocá-los para cima facilita a circulação do sangue aliviando o sintoma

 

Corrida

É importante praticar corrida por pelo menos 25 minutos, quando há movimentação da musculatura o sangue é facilmente bombeado

 

Drenagem

A drenagem alivia a retenção de líquido, mas não resolve o problema

 

Água

Beber bastante água ajuda a reduzir o inchaço


fonte: por Gabriela Queiroz | foto Thinkstock

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.